-
Arquitetos: Turner Architects
- Ano: 2019
-
Fotografias:Adam Scott
Descrição enviada pela equipe de projeto. A família dos clientes estava crescendo e além de precisarem de uma cozinha maior, também queriam uma sala que se abrisse para o jardim, no entanto, havia uma grande árvore diretamente ao lado da cozinha existente. Esta árvore era muito querida pela família, e eles sempre sentavam-se debaixo dela no verão, contemplando as mudanças de estação, mas ela já estava se tornando um risco por estar muito perto da casa, além de bloquear a luz e a vista para fora.
A proposta foi criar uma ampliação inspirada na sensação de sentar-se embaixo de uma árvore. Além de permitir a entrada de luz até o fundo do espaço, a forma do telhado e as aberturas em diversas direções, proporcionam a sensação de estar olhando para o céu através dos galhos de uma árvore.
O objetivo era construir um espaço com uma série de funções sobrepostas: uma cozinha, uma sala de jantar, um lugar confortável para observar a lareira ou assistir televisão, e uma sala para o jardim. Para manter os espaços abertos mas ainda assim bem demarcados, foram usados diferentes níveis entre os ambientes, e diferentes acabamentos.
A cozinha fica elevada e o acabamento em madeira cria uma continuidade com o piso existente na casa principal. A sala de jantar desce alguns degraus e a sala da lareira fica um pouco mais abaixo, sendo os dois ambientes em piso de pedra calcária. O piso de pedra se estende até o ambiente externo, terminando em contraste com o chão inacabado do jardim e plantas crescendo ao redor.